quarta-feira, 29 de março de 2017

Molho de Tomate Caseiro

       
"Há tolerância para um fragmento de pelo de roedor para cada 100 gramas de produto de tomate"

       Em um país onde existe limite de tolerância aceito pelo órgão de fiscalização à quantidade mínima permitida de substâncias "estranhas" em alimentos e bebidas, como pelo de camundongos, ratos, ratazanas e insetos em geral, fica difícil saber em quem confiar, qual marca comprar, quais são os melhores produtos disponíveis no mercado e etc, etc, etc, uma vez que marcas super conhecidas e bem aceitas recentemente foram foco de notícias envolvendo este tipo de contaminação, como Pomarola, Heinz e Elefante.

       Segundo a ANVISA, é considerado um item estranho qualquer material que não faça parte da composição do alimento, e que possa estar associado a condições inadequadas de produção, manipulação, armazenamento e distribuição destes alimentos.

       A minha opinião, e de muitos com certeza, é de que a legislação sanitária não deveria tolerar nenhum sinal de insetos ou fragmentos de roedores ou então de matéria estranha em nenhum produto alimentício, uma vez que este tipo de contaminação pode desencadear doenças e comprometer a saúde do consumidor.

       Mesmo com a suspensão temporária dos lotes dos produtos em questão, não temos como confiar no que compramos, por isso, quanto menos produtos industrializados nós levarmos para nossa casa, menor será a chance de ingerirmos essas matérias "estranhas" das quais não temos conhecimento, sem contar os aditivos químicos que apesar de sabermos de suas existência não temos muita dimensão de quais os males podem causar a nossa saúde.

        Te convenci? Espero que sim! Pensando nisso compartilho com vocês esta receita simples de molho de tomate caseiro, que não requer retirar a pele nem a semente, mas podem ser retirados se desejar um molho com textura mais fininha e aveludada.

     
Vamos lá!

Molho de Tomate Caseiro



Modo de Preparo:

1. Higienizar e picar o tomate;
2. Bater os tomates aos poucos no liquidificador e se necessário adicionar 1/2 copo de água.
3. Cozinhar em fogo médio, qté que o molho reduza pela metade.
4. Utilizar nas preparações substituindo o molho de tomate industrializado.

Recomendações para o armazenamento:
Congelar por até 3 meses no freezer a -18°C 

Rendimento:
Aproximadamente 8 vidros de 500 ml.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...